sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cândido

No Brasil nós não temos muito o costume de saber o significado dos nomes ao escolhê-los. Acabam prevalecendo modismos, laços familiares, homenagens aos santos, muito comun no Nordeste e em alguns casos, nas classes menos favorecidas, esdrúxulas combinações de sílabas,constrangedoras para o futuro da criança.
Mas no Oriente, nenhum nome é dado sem antes pesquisar o significado. O meu, descobri a pouco tempo, tem origem germânica e significa, cheio de glória. Alguns anos atrás, o Globo Repórter mostrou uma reportagem curiosa sobre o significado dos nomes, pesquisando nas pessoas algumas características peculiares e pertinentes aos nomes de alguns entrevistados.Foi interessante acompanhar o estilo de vida de SEVEROS, JUSTOS, PAIXÃO, IMACULADA,VITÓRIA, entre outros. Em alguns casos a coincidência chegava a ser espantosa. Como eu acredito muito no poder das palavras, gostei muito da reportagem.
Certa vez ao ser perguntado numa entrevista o que achava do então vice-presidente das Organizações Globo, Boni, o diretor Daniel Filho não titubeou: " O Boni fez muita coisa boa, mas também fez o Boninho."
Durante eu muito tempo eu me perguntei por que algumas empresas de atendimento ao público mantêem em seu quadro, funcionários mal-humorados, arrogantes e impacientes. Devem achar que o talento acaba prevalecendo em detrimento do bom atendimento ao público.
Esse era o meu caso toda vez que tinha que ir sacar um cheque na agência do Unibanco da Taquara na av. Nelson Cardoso. Uma funcionária do caixa extremamente petulante, intrigava-me. Até que apareceu o Cândido. Funcionário novo, vinte e três anos, sorridente, educado, prestativo, gente fina, atencioso, enfim Cândido.Tudo a ver, né?
Então eu entendi, que tudo na vida tem um lado bom. APESAR daquela loura mal-educada existe o CÂNDIDO.
O Boni fez o Boninho, mas também fez muita coisa boa.

Nenhum comentário: