segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Budismo Nitiren

A recitação do NAM-MYOHO-RENGUE-KYO ou daimoku é a base do Budismo Nitiren. Transmite paz, segurança, força, coragem assim como promove a transformação do karma. Eu pratico há vinte e quatro anos e é a única coisa regular que tenho feito nas duas últimas décadas, além de comer, ler e dormir.
Milhares de pessoas tem experimentado a recitação do mantra com significativas mudanças em suas vidas. Às vezes me perguntam se existe uma imposição para a prática diária e eu digo que não. No meu caso existe sim, uma necessidade. Eu preciso da meditação para controlar os meus impulsos irascíveis, ansiedade, impaciência e mau humor. Sem a oração, quando o Brasil real emerge com seus avanços de sinal, corrupção, furas-fila, burocracia, acabo mostrando para as pessoas o meu lado negro da força.
Certa ocasião durante uma entrevista para a PLAYBOY, o ator Bruce Willis foi confrontado com uma pergunta sobre os seus 6 seguranças:
"- Qual a finalidade de tantos homens para proteger um ator filmes de ação, praticante de artes marciais?"-, perguntou o repórter.
Ele respondeu que tinha muita dificuldade de lidar com determinados fãs e tinha medo de perder o controle com alguns deles e acabar com algum processo na justiça. Faz sentido.
Parafraseando Bruce Willis, não faço daimoku para me proteger das pessoas. Faço daimoku para proteger as pessoas de mim.

Nenhum comentário: