terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um presente.

Meus leitores estão pedindo menos poesias e mais histórias. Tudo bem não vamos brigar.
Aí vai.

Chegou aqui em casa sobressaltada.
- Rô, olha o que eu ganhei, não é lindo.
Confesso que fiquei impressionado, era um lindo colar. Desses para ser admirado, guardado a sete chaves, não consigo imaginar lugar para usá-lo na violência do Rio de Janeiro.
- Aniversário de casamento?- perguntei.
- Não.
- Está ficando mais velha, talvez?
- Claro que não.
- Deixa eu ver então. Suponho que tenha sido o seu marido que te deu esta beleza?
- Isso mesmo.
- Assim, sem mais nem menos?
- Por que, tem algum problema?
- Chèrie, todos os problemas. Você consegue imaginar seu doce maridinho, saindo depois de um dia exaustivo de trabalho, em pleno meio de semana, enfrentando o trânsito, fila no estacionamento, fazendo uma coisa que um homem adora que é saracotear pelo shopping, para escolher uma jóia cara desta para dar para a linda mulherzinha dele, sem nenhum motivo?
- Eu não mereço?
- Claro que merece, meu amor. Vem cá, deixa eu te explicar uma coisa. Uma atriz, cujo nome minha memória me falha, disse uma frase emblemática sobre este tipo de comportamento." Quando um homem dá um presente sem motivo, há um motivo."
- Você está insinuando que...
- Eu não estou insinuando nada eu estou afirmando. Tem outra na jogada.
- Rô, você vai me desculpar, mas você está completamente equivocado. Ele não está me traindo, nem tem perfil para isto. Não chega atrasado em casa, é amoroso.
- E o que chegar atrasado tem a ver com isto? O horário de maior movimento nos motéis é na hora do almoço. Preste atenção nas sutilezas, eu já te disse.
- Estou começando a ficar preocupada.
- Relaxa, ele não está apaixonado por ela.
- Como assim?
- Deixa eu explicar para você. O problema de vocês mulheres é que tentam relacionar os homens de acordo com o próprio comportamento. Nunca vai dar certo. As mulheres estão sempre com algum complexo de culpa. Eles não. A mulher casada quando se apaixona, pensa nos filhos, em como o marido vai ficar depois da separação, no que os outros vão dizer, muitas vezes até desiste de viver o seu grande amor, pensado que não vai dar certo. Se ele estivesse realmente apaixonado pela outra, não pensaria duas vezes em te largar, sejam quais fossem as consequências.
- E o presente?
- Justamente por isso, esta é a parte triste para você. O que ele tem é uma amante, uma mulher em tese melhor na cama do que você. Esta é uma das poucas culpas que o homem se permite. Talvez por uma falta de diálogo entre vocês, ele não tenha coragem de expressar suas verdadeira preferências na cama. Prefere fazer com uma desconhecida. Preserva a mãe de família.Ele te deu esta jóia como uma demontração de amor e culpa por não ter coragem de profaná-la.
- Mas eu não quero dividi-lo com outra.
- Nem deve. Eu vou te ajudar. Comece dizendo para ele que sabe de tudo. Ele vai negar, obviamente, como fazem os melhores advogados. Mas ficará com a pulga atrás da orelha.
Segundo, na maioria das vezes os homens procuram na rua o que não tem em casa. Reveja os seus valores, se é que eu me fiz entender. Muitas mulheres se fazem de virgem maria e se esquecem que não se casaram com um padre, muito menos com Jesus Cristo. E depois, conversem mais sobre o relacionamento. A maioria dos casamentos sofrem por falta de diálogo. E além do mais, amantes dão muito trabalho. Só querem presentes caros, reclamam de falta de atenção e, no final, começam a fazer chantagem. Como vê, tens a casa e o queijo na mão.
- Por que que vocês homens são assim, hein?
- E não me bota neste balaio não. Mas realmente é difícil encontrar um homem fiel. Em 1987, numa entrevista antológica à Playboy, Marília Pêra contou um episódio interessante. Ela foi casada muitos anos com o Nelson Motta e tiveram um divórcio amigável, coisa rara. Ela então estava saindo com um bonitão, mas andava desconfiada que ele estava sendo infiel. Sem perder tempo, ligou para o agora amigo número um Nelson pedindo ajuda:
- Nelson, preciso de você.
- Fala.
- Acho que estou sendo traída.
- Como é que ele é ?
- Como assim?
- Ele te leva pra sair, jantar fora?
- Claro, ele é um gentleman.
- Queijos e vinhos, jantar romântico?
- Sim.
- Abre a porta do carro, manda flores?
- Desse jeito mesmo, um amor.
- Então fica com ele, que é o máximo que você que você vai conseguir de um homem.

Nenhum comentário: