quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O direito de morrer

Acabou de entrar em vigor em São Paulo a nova lei anti-fumo. É mais um a retórica do dizem, ex-fumante, José Serra. Eu também sou ex-fumante e sei muito bem os males do tabaco. Só acredito que esta lei está sendo mal conduzida. Proibiram até os fumódromos! Quer dizer que se um bar for criado apenas para ser frequentado por fumantes, não pode. Que mania horrorosa de se copiar tudo o que os americanos fazem. Maconha, cocaína e ectasy também são proibidos. E logo, logo cercearemos também a bebida alcóolica. E os chatos. E os impostos.( isto eu acho difícil...).
Preocupa-me muito a idéia de criar um mundo idílico onde nada pode, não existem problemas, como se tudo pudesse ser resolvido com uma canetada.
Na verdade eu acho que tudo isto parte de uma premissa onde as pessoas gostam de controlar o que os outros fazem, impondo-lhes o seu próprio estilo de vida. É difícil entender( por mais absurdo que pareça) que nem todos querem chegar aos cem anos.
Eu adoraria e tenho feito esforços para isto, ultimamente, é claro. Fumei muito, cheirei muito, transei muito, excessivamente reconheço. Agora analisem bem: becel sem sal, pão sem gordura e açúcar, frango grelhado, salada de alface, nada de coca-c0la, doces diet. This is my life.
Tem dias em que eu acordo e penso: eu tenho que comer tudo isto novamente? Sim, tenho é para o meu próprio bem ? E se eu não quiser ? É uma escolha também. Muitos me chamam de maluco. Concordo plenamente. Prefiro muito mais um Big Mac. But i can't. Sorry.
Agora e se amanhã o governo resolver proibir, ou cobrar impostos mais caros, de quem se alimenta com, digamos, poucas vitaminas ? Ahã, agora chegou até vocês, né? Cuidado hoje a perseguição é aos fumantes, amanhã.....Não, não é brincadeira, já existem projetos neste sentido em outros países. Se a moda pega...
Não dá para terminar o post sem uma historinha, né? A mais ou menos uns cinco anos, um repórter, ao ver o ator britânico Jeromy Irons acendo um "careta", questionou-o sobre o mau exemplo aos jovens. A resposta foi linda, sarcástica:
- Que estranha mania das pessoas em geral; querem viver para sempre.

Um comentário:

Unknown disse...

Na verdade, eu acho que a intenção da lei é excelente, mas ineficaz. De que adianta proibir sem que antes haja um trabalho de conscientização e de prestação de saúde pública decente para a população, em especial, o público fumante?
Outra coisa, acho que essa história de saúde e suas "ramificações" digamos assim, virou modinha: dieta, academia, coisas light, diet, zero, yoga, meditação e outras coisas. Todo mundo acha bonito.
Ainda acho que uma noite num bar, acompanhada de bons amigos, ouvir boas músicas, ficar um dia sem fazer nada, é tão terapêutico quanto o pão integral de granola, linhaça e aveia.