Existem sentimentos que são impossíveis de serem expressados pelos homens. Não são confiáveis. Eu particularmente, prefiro a primeira pessoa. Por tudo isto apresento-lhes meu alter-ego, Amanda Flores. A partir de hoje, dividirá comigo a responsabilidade de escrever o blog.
" Hoje meu casamento acabou. Eu o sustentei por mais de dez anos. Sim, sustentei pois foi um fardo desde o início. Apesar de não estar ainda na meia-idade, nasci velha pois ainda acreditava que uma mulher tinha esse poder: mudar um homem.
Ninguém muda ninguém. Esta é uma decisão solitária. Durante todo este tempo, tive paciência, dialoguei, conversei, engoli sapos( minha garganta virou um brejo), suportei halitoses, álcool, drogas, falta de grana, desemprego, falta de sexo( oh, quantas noites!), humilhações, grosserias e o pior de tudo: a indiferença.
Ouvi pacientemente os pedidos de perdão, inúmeros, acreditei neles, cuidei na doença, na alegria, na tristeza, até cuecas lavei, coisa que mamãe nunca fez por papai. Enfim, fui me anulando como mulher, como cidadã, como ser humano. Quando olhei pacientemente no espelho, notei rugas, olheiras, já não era uma garotinha.
Mas apesar de tudo, bonita. Céus, eu ainda estava bonita. Não tinha barriga, nem celulite, raridade, apenas o cabelo perdeu um pouco do volume, a pele ressecada. Os homens ainda me olhavam na rua: era desejada.
Como deixei a situação chegar a este ponto? Agora entendo. Dentro de mim, ainda acreditava que casamento era para sempre. Sustentava-o como um mausoléu a ser cuidado, como se fosse um troféu. Só mulher faz isto, ainda por cima com orgulho: tenho tantos anos de casamento. Lembro-me de mamãe, sustentou a tristeza por vinte e cinco longos anos, até papai morrer. Minha tia também. E vovó. Nossa. Como eu as admiro. Como conseguiram ?
Lembrei de Malu Mulher, Susan Surandon em O Cliente. Hoje sinto-me livre. Coincidentemente, ao visualizar um pára-choque de caminhão, a frase mexeu comigo. "Não desanime, pois até um pé na bunda, leva você pra frente."
Hoje percebo claramente que ninguém é de ninguém. Não existe metade da laranja, alma gêmea, príncipe encantado, felizes para sempre. Mais importante que estar apaixonada, é respeito, dignidade, companheirismo, caráter(não existe mau-caráter,
assim como bom caráter: ou você tem caráter ou não tem); e acima de tudo confiança. Confiança é tudo. E taí uma coisa que eu nunca tive, sempre dormindo com o inimigo.
Fica o aprendizado.
- Por que caímos papai ?
- Para aprendermos a levantar.
" Ninguém pode fazer você se sentir inferior, sem o seu consentimento."
Eleanor Roosevelt
Nenhum comentário:
Postar um comentário